ORTOPEDISTA EM NITERÓI E SÃO GONÇALO

Seu corpo em movimento.

De forma geral, esse profissional atua na prevenção, estudo e tratamento de problemas e doenças que afetam tendões, ligamentos, músculos, articulações e ossos, enfim, o que for relacionado a locomoção humana. Podem ou não ser cirurgiões.

Para elaborar o tratamento ideal, pode solicitar exames de imagem que colaborem para um diagnóstico correto. O tratamento pode ser medicamentoso, terapêutico ou até cirúrgico.


O ORTOPEDISTA TEM COMO FUNÇÃO:


  • Realizar consultas
  • Fazer estudos de casos individualmente
  • Atuar na recuperação das patologias
  • Prescrever medicamentos
  • Realizar diagnósticos
  • Solicitar exames
  • Indicar tratamentos
  • Acompanhar a evolução dos pacientes
  • Recomendar ações preventivas
  • Encaminhar para outros especialistas, se necessário
  • Realizar cirurgias, se for especialista nisso

PRINCIPAIS DOENÇAS TRATADAS


A medicina é uma área muito complexa e vasta e as especializações foram sendo extremamente necessárias já que não dá realmente pra saber de tudo com a precisão que a medicina exige.
Seguindo o mesmo caminho de ser mais conciso, alguns ortopedistas decidiram se especializar um pouco mais dentro do segmento e alguns se especializaram em determinadas partes do corpo como coluna, pés, joelhos ou mãos.
Ainda tem os que tratam problemas congênitos, como malformações, disfunções e pacientes que desenvolvem complicações ao longo da vida ou sequelas de traumas e acidentes.

De modo geral, o médico ortopedista trata das seguintes enfermidades:

Problema de crescimento

Alguns distúrbios do crescimento infantil podem ser identificados no nascimento, quando o bebê possui altura e/ou peso anormais. Além disso, alguns pais notam a diferença na estatura de seus filhos quando comparados às crianças da mesma idade.

Lombalgia

Conhecida por grande parte da população, é a famosa dor na região lombar inferior. Pode ser acompanhada por dores nos glúteos e pernas também. Umas das principais causas são compressão do nervo ciático, má postura, hérnia de disco ou artrose.

Hérnia de Disco

Uma lesão mais frequente na região lombar, provoca dores nas costas e alteração de sensibilidade nas coxas, pernas e pés. Causada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral localizado entre as vértebras.

Artrose

Provocada pelo desgaste da cartilagem existente nas articulações resultando em dor que aumenta à medida que a doença progride. Quando um osso, pela ausência da cartilagem, encosta no outro, resulta em dor crônica, inchaço, rigidez e dificuldade de movimentos, devido à inflamação causada.

Bursite

Se trata de uma inflamação dolorosa da Bursa (bolsa preenchida com líquido que proporciona amortecimento onde a pele, músculos, tendões e ligamentos deslizam sobre os ossos)..

Lesões de Menisco

Muito comum entre atletas, obesos, pessoas com artrite, artrose ou outro problema que afete a articulação do joelho. Menisco é uma estrutura de cartilagem presente no joelho que serve pra proteger os joelhos de impactos diretamente nesse local..

Ruptura de Ligamentos

A ruptura ou estiramento do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda física têm maior probabilidade de lesionar os ligamentos.

Fratura do Colo Femoral

Geralmente ocorre com maior frequência com a população de idade avançada e feminina, na maioria das vezes por conta de quedas ou acidentes automobilísticos. É considerada uma situação grave, onde a maioria dos idosos encontram grandes dificuldades em voltar a andar..

Entorse

Lesão muito frequente no tornozelo. Trata-se de um movimento violento das articulações, geralmente com estiramento ou ruptura de ligamentos. Provoca dor local, inchaço e escurecimento do local.

Joanete

Ele é uma saliência óssea que cresce na articulação na base do dedão do pé. Acontece quando este aponta em direção aos demais dedos, num desalinhamento da articulação do pé. A causa pode ser, dentre outras coisas, uso de sapatos apertados ou salto alto, má formação do pé ou artrite reumatoide.

Dedo em Garra

Também conhecido como “dedo martelo” é uma deformidade onde os dedos do pé se encontram curvados pra baixo, devido a sua curvatura extrema causada pela flexão das articulações interfalangicas e pela retração e encurtamento dos tecidos.

Fascite Plantar

Processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, que são tecidos fibrosos que percorrem todo o corpo.


QUANDO PROCURAR UM ORTOPEDISTA?


Inevitavelmente, em alguma fase da vida, o ser humano sentirá algum desconforto no corpo que comprometerá movimentos normais do dia a dia. Se esse desconforto permanecer por um tempo estendido ou sua intensidade for elevada, o médico ortopedista terá que ser acionado para que a causa seja identificada e o tratamento prescrito de maneira assertiva.

  1. DORES MUSCULARES
  2. – na grande maioria dos casos, a dor muscular é consequência da realização de atividades físicas mais intensas ou de movimentos que são realizados de forma incorreta, muito bruscamente ou sem o devido aquecimento. Por isso sempre recomendamos que, ao iniciar atividades físicas como a musculação, por exemplo, antes se consulte com um ortopedista para que ele avalie se existe alguma alteração articular, óssea ou muscular que necessite de restrição. O que também pode causar dor muscular é torções e distensões.

  3. DORES NAS COSTAS
  4. – a campeã em queixas em consultórios, a dor nas costas pode ser atrelada a diversas causas como mau jeito durante o dia, erro postural, artrose, escoliose, hérnia de disco, lombalgia e cervicalgia. Como a coluna é uma estrutura importante na sua função e complexidade (vértebras, articulações, ligamentos, discos e músculos), qualquer alteração será um excelente motivo de procurar por um ortopedista.

  5. CONTUSÕES E ENTORSES
  6. – apesar de muitos não verem necessidade de procurar especialista, situações de acidentes como contusões e entorses podem representar complicações futuras. Muitas vezes, um ligamento é rompido. Então, não deixe de passar por especialista para que assim seja feito o diagnóstico e o tratamento correto.

  7. DOENÇAS CRÔNICAS
  8. – doenças como osteoporose, artrose, osteopenia e qualquer outra situação crônica relacionada aos músculos e tendões necessitam de um acompanhamento mais de perto pelo especialista. A dor é um sinal importante de que algo não anda bem e o médico é o único que poderá diagnosticar, tratar e acompanhar o problema e trazer a solução.

  9. DORES RECORRENTES
  10. – sabe aquelas dores antigas que volta e meia reaparecem do nada? Sim, elas precisam ser observadas de perto.

  11. FRATURAS E LUXAÇÕES
  12. – não há o que se discutir, até porque a dor não vai fazer você pensar em outra coisa que não seja procurar uma emergência ortopédica. Quanto mais rápido for o atendimento, melhor será a recuperação.

  13. OUTRAS PATOLOGIAS
  14. – existem patologias que precisam de atenção especial já que algumas precisam de acompanhamento terapêutico ou até cirurgia. É o caso da bursite, tendinite, neuropatias ou problemas causados por atividades de esforço repetitivo. Muitas vezes, são doenças de difícil resolução e exigir um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para que o processo de reabilitação seja mais efetivo.


Todas condições, doenças e lesões que afetam o sistema musculoesquelético recebem atenção dessa especialidade.

NOSSOS ORTOPEDISTAS

Nossos especialistas se destacam pela dedicação, experiência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus pacientes

Agende sua consulta.